Em Êxodo 17, Moisés e o povo de Israel pararam num lugar chamado Refidim.
Neste lugar Moisés teve uma tremenda experiência com o Senhor.
Os amalequitas (descendentes de Esaú), povo que praticava roubos e assaltos, quando viram o povo de Israel vagando pelo deserto, os atacaram.
Moisés não pensou duas vezes, chamou Josué, levantou um exército e foi pra luta.
O interessante desta primeira batalha corporal do povo de Israel foi que, para vencerem o inimigo, Moisés precisa ficar com o braço erguido com a vara. Enquanto estava erguido, Israel ganhava, quando abaixava, eles perdiam.
Para aguentar o período de batalha com os braços estendidos, tiveram que pensar em algumas soluções:
1 - Colocaram uma pedra como assento para Moisés para ficar sentado
2 - Arão e Hur seguraram cada um os braços de Moisés.
Pra mim, o Velho Testamento é uma referência da batalha que enfrentamos no mundo espiritual.
Quantas vezes temos a certeza de que estamos no deserto? Vivendo o período de sermos totalmente sustentados por Deus?
Mesmo neste momento de total dependência de Deus enfrentaremos uma guerra cara a cara com o inimigo que vem para nos assaltar.
Existiam dois tipos de pessoas no meio do povo de Israel: aqueles que só murmuravam e reclamavam diante de qualquer dificuldade e aqueles que eram a minoria (como Moisés e Josué) que ao estarem diante de uma adversidade buscavam do Senhor a direção do que fazer.
Neste epsódio, Moisés foi pra guerra. Confiou a Josué (Javé e a salvação) a tarefa de escolher guerreiros para esta batalha.
Como me comporto diante de uma situação adversa? Murmuro ou me preparo para a guerra?
Nos versículos 10 e 11: Josué fez o que Moisés havia ordenado e foi combater os amalequitas. Enquanto isso, Moisés, Arão e Hur subiram até o alto do monte. Quando Moisés ficava com os braços levantados, os israelitas venciam. Porém, quando ele abaixava os braços, eram os amalequitas que venciam.
O ato de Moisés levantar os braços, é o ato que temos de buscar a Deus. É nos levantarmos diante do Senhor e da adversidade, dizendo ao Senhor: O Senhor é quem me sustenta, o Senhor é quem pode me dar a vitória.
Enquanto estivermos na presença do Senhor, prevaleceremos contra o inimigo.
E, se nos cansarmos durante a batalha, o Senhor providenciará algumas coisas para nos mantermos firmes:
1 - a pedra para sentarmos: é descansarmos no Senhor Jesus, pois a pedra na bíblia faz referência a pessoa de Jesus Cristo. Sentar é descançar, e Jesus disse em Mateus 11: 28 Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.
2 - O Senhor providenciará pessoas para nos sustentarem em oração. Em Tiago 5:16 diz: "... façam oração uns pelos outros..."
Então, é só aguardar e ver a vitória que o Senhor nos dará.
Senhor Jesus, hoje eu me levanto diante de Ti para declarar que esta batalha não é minha, pertence ao Senhor, mas eu me coloco na Tua presença para receber de Ti a Vitória, receber do Senhor o sustento e o descanso durante esta batalha. Me sustenta, me dá o descanso que preciso, e me faça ver a tremenda vitória que vem de Ti. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário