quinta-feira, 23 de abril de 2009

Ouvir a Deus


Nosso Deus é um Deus vivo. Portanto Ele fala. Através da Sua Palavra, de ministrações, de louvores, de pessoas ou direto no nosso coração.

Mas as vezes é tão difícil entender quando Deus esta falando, não é mesmo?

Lendo Êxodo 6, Deus fala diretamente ao povo de Israel através de Moisés. Deus falou tudo aquilo que o povo queria ouvir, respondeu as orações deles, mas... no versículo 9 a Bíblia diz que eles não ouviram a Moisés por causa da grande angústia e do peso da escravidão que viviam.

Isso me fez refletir... quantas vezes oramos, oramos, clamamos, choramos a Deus por algo que nos causa tanta angústia e sofrimento, para que Deus nos livre, nos liberte, nos cure, a nós mesmos ou alguém que amamos... e nada acontece...

Nesta passagem fica muito claro que Deus FALA CLARAMENTE, somos nós que não ouvimos... Então, como ouví-Lo?

A palavra ouvir no original Hebraico tem um significado muito profundo:

É ouvir a Deus com inteligência, é ouvir com atenção, com obediência, estar atenta, trazer para dentro de si aquilo que o Senhor está dizendo, com cuidado (como algo que tem muito valor, é muito precioso), consentindo, aceitando, considerando o que está sendo dito, fazer uma comparação com os seus valores, analisando se seus valores estão de acordo com os valores de Deus. O que foi ouvido tornar oficial, definitivo em sua vida, com rapidez, discernir aquilo que Deus falou à sua vida. Ouvir com o ouvido (entender a causa de Deus estar falando), ouvir com o coração (dizer ao coração com entendimento da Palavra).

Ouvir a Deus é ser obediente. É agir, mudar de atitude, ter ação de obediência. Compreender, testemunhar.

Entendeu? Eu entendi!
As vezes achamos que Deus está falando para o outro, que isto ou aquilo não se aplica a minha vida. Ficamos filtrando, escolhendo aquilo que queremos ouvir de Deus.
Isso não é ouvir com inteligência.
Se Jesus disse que devo perdoar 70x7 num só dia, porque insisto em guardar mágoas?
Se Deus disse que murmurar é pecado, porque continuo reclamando de tudo e de todos?
Se a Palavra diz que o salário do pecado é a morte, porque continuo praticando sempre os mesmos pecados?
É tempo de sair de cima do muro e assumir uma postura de total obediência a Palavra de Deus, aos princípios do Senhor Jesus em nossa vida.

Nenhum comentário: