quarta-feira, 1 de abril de 2009

Frutificai!


Hoje iniciei a nova maratona bíblica deste ano. Optei apenas pelo velho testamento, pois assim posso ler com mais calma, refletindo um pouco.

Uma das verdades que o Senhor me chamou atenção hoje foi em Gênesis 1:28 quando Ele dá a órdem: Frutificai e Multiplicai-vos.

Me chamou muito a atenção a palavra Frutificai. Frutificar e multiplicar dá a impressão de ter a mesma conotação, mas não tem.

Frutificar é dar frutos, é uma ação muito específica: separar a semente da fruta que já recebi, plantar, cultivar, acompanhar o crescimento até dar frutos e novamente repetir o processo.

Multiplicar é o ato de aumentar o volume de uma mesma espécie ou produto, não está diretamente ligado a germinação.

Agora, porque Deus disse que primeiro temos que frutificar, para depois multiplicar?

É para que sejamos inteligentes, saibamos aproveitar de maneira correta e consciente aquilo que Deus nos deu.

A destruição do nosso planeta mostra a exata oposição entre a frutificação e a multiplicação.

Olhando de uma maneira prática para o trabalho de um vendedor, ele não conseguirá multiplicar a sua renda, se nao frutificar num primeiro momento, plantando semente de contatos, buscando clientes, indo atrás de uma terra fértil. Semear é a chave para o sucesso.

Se quero multiplicar minha renda, primeiro tenho que frutificar com minha semente do dízimo.

Se quero multiplicar minha inteligência, primeiro tenho que frutificar com o estudo de uma boa faculdade, escola, curso...
Se quero multiplicar minha sabedoria, primeiro tenho que frutificar com o conhecimento da Palavra.
Se quero multiplicar a paz dentro da minha casa, primeiro tenho que frutificar com as sementes da compreensão, da mansidão, do domínio próprio...

Enfim, antes de pensar em multiplicar qualquer coisa na minha vida, tenho que primeiro pegar a semente e cuidar da frutificação.

Nenhum comentário: