segunda-feira, 1 de abril de 2013

O Templo do Senhor em você



Estudando o primeiro capítulo do livro de Ageu, vemos o Senhor falando diretamente ao povo hebreu que viviam as suas vidas de maneira despreocupada com as coisas de Deus.
Preocupavam-se com suas casas, seus negócios, criação de seus filhos, mesmo no exílio. Muitos não queriam voltar para Jerusalém para reconstruir o templo.

No versículo 4 deste capítulo Deus dá um chacoalhão no povo por meio do profeta: "Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída? "

A casa dos hebreus se refere as nossas buscas cotidianas: trabalho, filhos, bens materiais...
Enquanto, a casa do Senhor, o Seu Templo, se refere a nossa vida espiritual.

Na primeira carta aos Coríntios Paulo fala que nós somos o Templo do Espírito Santo. I Coríntios 6:19

Como está o seu Templo para o Senhor?
Está adornado ou abandonado cheio de poeira e teias de aranha?
Limpo diariamente com o sangue de Jesus exalando doces perfumes de uma casa bem cuidada ou cheirando os restos putrefatos do pecado?
Afinal, quem habita dentro de você?

No versículo 6, ainda de Ageu 1 o Senhor continua: "Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada".

Hoje em dia é muito normal uma pessoa dar tudo de si na conquista de algo que é a sua meta pessoal, seu sonho. Batalha, soa, dá o sangue e quando consegue, sua satisfação é rapidamente subistituída por um desejo insaciável de ter algo ainda maior ou melhor.
Outros, batalham, lutam, trabalham e não conseguem nada. Comem literalmente o pão de dores, levantando cedo, dormindo tarde, comendo mal.
Mas há aqueles também que ganham bem, mas gastam ainda mais, seu bolso, sua carteira não tem um furo, tem um rombo.

Veja o que o sábio Salomão disse no Salmos 127:1-2 "Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono."

Então pare e pense: Algo está errado!

No versículo 8 de Ageu 1 o Senhor dá a resposta do que precisa ser feito: "Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o SENHOR."   
Subir o monte significa buscar a Presença de Deus.
E Deus não vive longe lá no céu sem se importar com aqueles que o buscam verdadeiramente, Ele quer morar em você, habitar dentro de você.
Para isso é necessário Edificar uma morada do Senhor dentro de você. Um lugar onde o Espírito Santo habitará para estar junto a você em todos os instantes.
Esse lugar é o seu coração.
  
Subir o monte e trazer a madeira.
Madeira na Bíblia tem alguns significados, mas o principal de deles é a figura de Jesus.
Deus manda subir o monte e trazer madeira para edificar o Templo. 
Quem é que constrói coisas com madeira?
O carpinteiro.
Quem é o carpinteiro? 
Marcos 6:3 descreve Jesus como carpinteiro, filho de Maria.

Quem vai construir, edificar ou reconstruir esse Templo dentro de você é Jesus. 
Por isso é necessário que Ele entre em seu coração e faça morada: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." Apocalipse 3:20   

Neste momento Ele está batendo na porta do seu coração, ou para entrar e construir a casa ou para entrar e reedificar o que antes era um lindo Templo e foi destruído pelo inimigo.

Não gaste todas as suas energias com aquilo que não vai lhe trazer a Paz e a alegria que você tanto busca na sua vida pessoal, "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" Mateus 16:26   

Abra a porta do seu coração e convide Jesus para entrar.

2 comentários:

Unknown disse...

Amém!!

Unknown disse...

Deus é perfeito em todo tempo! Consegui aprender mais um pouco de como o Senhor cuida de nós! Obrigada meu Senhor, por nos amar incondicionalmente!