segunda-feira, 29 de junho de 2009

OLHANDO PARA A PROMESSA



Números 14

Este capítulo faz uma retrospectiva do momento em que o povo de Israel estava começando o seu tempo no deserto.

Já avistavam a terra prometida, mas avistavam também o tamanho dos gigantes que enfrentariam.

12 líderes, um de cada tribo foi enviado para espionar a terra por 40 dias.

Quando voltaram 10 estavam enxergando a realidade pelos olhos humanos: terra super povoada, que não produzia o suficiente nem para os próprios morados, cheia de gigantes que os olhavam como gafanhotos.

Estes gigantes eram uma raça sobre-humana, alguns dizem que eram filhos da concepção de demônios com mulheres da terra.

Mas dois destes homens enxergavam a realidade pelos olhos do Senhor: 6 E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dois dos líderes que haviam espionado a terra, rasgaram as suas roupas em sinal de tristeza 7e disseram ao povo:

– A terra que fomos espionar é muito boa mesmo. 8 Se o Senhor Deus nos ajudar, ele fará com que entremos nela e nos dará aquela terra, uma terra boa e rica.

Eles sabiam o que o Senhor havia prometido. Eles confiaram na promessa e não no que os olhos deles viam, pois eles conseguiam enxergar a terra que manava leite e mel.

Tem vezes que passamos muito tempo orando por algo, esperando no Senhor a promessa.

Quando começamos enxergar a promessa em nossa frente, parecendo que o grande Dia da realização da promessa está próximo, nos deparamos com dificuldades que antes não imaginávamos.

Pensávamos que era só estar diante da promessa e pronto, tudo estaria resolvido. Mas nós vemos algo que não queríamos ver.

Temos duas opções de enxergar a promessa: pelos olhos da realidade ou pelos olhos da promessa do Senhor.

Quando vemos pelos olhos da promessa o Senhor vem até nós e derrama a Sua Shekinah sobre nossa vida (versículo 10 - Apesar disso o povo ameaçou matá-los a pedradas, mas, de repente, todos viram a glória do Senhor aparecer sobre a Tenda Sagrada.)

Aqueles que enxergam pelos olhos da realidade e murmuram não alcançam a conquista da promessa, morrem antes que ela se cumpra.

Aqueles que enxergam pelos olhos da promessa do Senhor, vêem a Glória do Senhor, conquistam e usufruem da promessa.

27– Eu tenho ouvido as reclamações dos israelitas. Até quando vou agüentar esse povo mau, que vive reclamando contra mim? 28 Diga a essa gente o seguinte: “Juro pela minha vida que darei o que vocês me pediram. Sou eu, o Senhor, quem está falando. 29 Vocês serão mortos, e os corpos de vocês serão espalhados pelo deserto. Vocês reclamaram contra mim, e por isso nenhum de vocês que tem vinte anos de idade ou mais entrará naquela terra. 30Eu jurei que os faria morar lá, mas nenhum de vocês entrará naquela terra, a não ser Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. 31 Vocês disseram que os seus filhos seriam presos, mas eu vou levar esses filhos para a terra que vocês rejeitaram, e ali será o lar deles.

Temos que pedir perdão ao Senhor por toda murmuração contra aquilo que Ele nos prometeu.

Pedir que Ele abrevie o nosso tempo no deserto, para que possamos ir direto a conquista da promessa.

Se estivermos orando por uma conversão, temos que olhar para esta pessoa com os olhos da promessa, ver nela as características da pessoa já convertida, transformada.

Se estivermos orando por cura, temos que enxergar o nosso corpo curado, pelos olhos da promessa, pelos olhos da fé no Senhor Jesus.

Enfim, para cada área da nossa vida temos que aplicar este princípio de confiança no Senhor.

Nenhum comentário: