terça-feira, 23 de junho de 2009

FIDELIDADE AO SENHOR



Josué 2

Raabe era uma prostituta. Seu nome significa Altivez, insolência, orgulho. Nome maldito, pois o nome Raabe era conhecido como um monstro marinho, como Leviatã. Considerado por alguns estudiosos como “o adversário da criação”

Muito apegada aos seus pais e irmãos não se importou em vender o seu corpo para trazer o sustento para sua parentela.

Pela sua postura diante dos espias demonstra que ela não estava contente com a vida que levava. Queria algo mais, queria o melhor para si e para os seus.

Quando ouviu falar das coisas grandes que Deus estava fazendo através do seu povo e que este povo estava indo ao seu encontro ela temeu. Temeu sobre tudo a Deus, pois o reconheceu como o Deus Todo Poderoso, Senhor dos céus e da Terra.

Enxergou neste Deus, que ouvirá falar, a saída para a sua vida. Sabia que para o seu povo não haveria escape. Mas ela creu que poderia ser diferente com ela, pois em seu coração havia o desejo de servir a este Deus.

Quando recebeu a ordem do seu rei para entregar os espias ela não teve dúvidas em ser fiel ao Senhor. Sabia que a morte estava a sua frente, ou pela espada do seu povo, ou pela espada do povo de Israel. Preferiu ser fiel a Deus. Além de esconder, refugiar os espias dentro da sua casa, mentiu ao rei, dizendo que eles já haviam ido embora.

Creu firmemente na promessa de vida que os espias fez a ela, por isso indicou a eles o caminho que deveriam fazer para encontrar seu povo sem encontrar com os homens que os procuravam.

Naquele momento ela deixou de ser parte do povo cananeu e se tornou parte do povo de Israel crendo na promessa de livramento do Senhor para a sua vida e para sua família.

Além de ter sido salva, tornou-se uma mulher de Boaz, príncipe da tribo de Judá. Com isso ela foi tataravó do rei Davi.

Tornou-se referência de fé. Uma mulher de fé. Como está em

Hebreus 11:31

Foi pela fé que Raabe, a prostituta, não morreu com os que tinham desobedecido a Deus, pois ela havia recebido bem os espiões israelitas.

Tiago 2:25

Foi o que aconteceu com a prostituta Raabe, quando hospedou os espiões israelitas e os ajudou a sair da cidade por outro caminho. Deus a aceitou pelo que ela fez.

Foi fiel ao Senhor e sua descendência foi perpetuada.

Deus transformou sua sorte de prostituta para ser da linhagem real de Jesus Cristo.

Ter fé e sendo fiel ao Senhor acima de tudo mudará a nossa história de vida.

Nenhum comentário: