segunda-feira, 14 de maio de 2012

Nem todo crente é templo do Espírito Santo


"Não foram as minhas mãos que fizeram todas essas coisas, e por isso vieram a existir? Pergunta o senhor. A este estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra." Isaías 66:2

Neste último capítulo do livro de Isaías o Senhor fala assim no versículo 1: Assim diz o Senhor: "O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? É este o meu lugar de descanso 
Isaías 66:1


No Novo Testamento, aprendemos que nós somos o templo do Espírito Santo. E neste capítulo de Isaías no versículo 1 o Senhor pergunta qual é a espécie de casa que edificaremos a Ele.
O céu é o Trono do Senhor a Terra é o estrado dos seus pés, mas Ele quer descansar, habitar em nós.


No versículo 2 do capítulo 66 o Senhor diz que estima os humildes e contritos de espírito que tremem diante da sua Palavra.


Hoje em dia é tão comum pessoas saírem da igreja da mesma maneira que entraram porque simplesmente não tem a menor reverência diante do Deus Todo Poderoso, não temem ao Senhor dos Exércitos.
Participam de diversos trabalhos na igreja: célula, discipulado, são líderes mas Deus não flui de dentro deles. Falam de Deus, estão no meio de tudo que se relaciona a Deus, mas parece que Deus não está nele.


Qual o porquê disso?


Porque não tem humildade, pelo contrário, são soberbos.
Não são contritos em espírito, mas tem o seu coração endurecido.


A Palavra não penetra no coração endurecido. A semente cai e logo morre porque a terra do coração é árida e não tem como frutificar.


Em I Pedro 5:5 o apóstolo Pedro fala que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Nós devemos sempre, todos os dias nos vestir de humildade. Se despir daquilo que é da nossa natureza arrogante, soberba, e se vestir com o manto da humildade para podermos sermos aceitos pelo Senhor.


Em Isaías 57:15 diz
Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: "Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.


Nem todo crente é morada do Espírito Santo porque Ele habita com o contrito e humilde de espírito.
A humildade espiritual não é a humildade aparente, de alma, onde a pessoa é tão "humilde" que chega a ser boba, deixando que façam com ela o que quiserem, não sabe dizer não, é passiva diante de todas as situações.
Também não é a humildade com relação a posses, pessoa pobre, sem recursos.
A humildade espiritual é o reconhecimento da Soberania de Deus sobre a sua própria vida, é viver com temor e tremor diante do Senhor dos senhores.
É saber que é uma pessoa miserável, que necessita da Sua graça e que não é nada sem Deus em sua vida. 
Tudo o que tem, sabe que veio de Deus e sem Deus não tem nada.
É reconhecer ao Senhor em todos os seus caminhos.


Paulo diz em Filipenses Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Filipenses 2:6-9



Jesus é o maior exemplo de humildade espiritual, pois, mesmo sendo Deus encarnado, não viveu como Deus, mas viveu como homem cheio da presença de Deus, para transparecer apenas a Glória de Deus e não a soberba humana.


Ser humilde espiritualmente é ser obediente ao Senhor até a morte, mesmo que seja morte de cruz.


Sejamos morada do Senhor, sejamos humildes e contritos em espírito. Sejamos iguais a Jesus na obediência, na humildade e no Amor ao Pai.


Aleluia!!



Nome sobre todo nome - Casa de Davi





Nenhum comentário: