segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Louvar e adorar, qual a diferença?




Salmos 150
Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.
Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.
Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.
Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.
Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.
Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR.


Quando uma pessoa gosta muito de cantar louvores e tem "chamado" para participar da equipe de louvor considera-se um "levita".
Já há algum tempo essa expressão "levita" tem sido rejeitada nas igrejas porque os "levitas" eram os filhos da tribo de Levi responsáveis pelo serviço e manutenção do Templo no antigo testamento e está muito longe da realidade do que são os atuais "Ministérios de Louvor" das nossas igrejas.
Então uma pessoa que gosta de cantar é um cantor.
Uma pessoa que gosta de louvar é um louvador, certo?

Bem, depois que fiz a última postagem, fiquei pensando se existe alguma diferença em louvar e adorar.
Adorar, durante muito tempo pensei que fosse o momento do louvor em que começavam aquelas musicas mais calminhas, em que fechava os olhos, levantava as mãos e "adorava".
Ah, e se eram as minhas músicas preferidas então eu era uma "verdadeira adoradora".

Como é fácil criar adjetivos para nós mesmos em circunstâncias superficiais de mera aparência!

Ao buscar a etimologia de Louvar e Adorar dentro da Palavra tanto no grego quanto no hebraico, percebi que a concepção de cada uma delas na nossa realidade hoje está muito longe daquilo que é o real significado delas.

Buscando ao Senhor, compreendi que nos dias atuais o significado de louvar em nossas igrejas nada mais é que proferir palavras, sejam em forma de música, orações, poemas que exaltem o Nome do Senhor.
Então, uma pessoa que lê um Salmo, Salmos 150 por exemplo, está louvando ao Senhor, pois está repetindo palavras que exaltam o Seu Nome.
Mas na verdade essa repetição deveria ser feita com toda gratidão, alegria, prazer, exaltando e glorificando ao Senhor nosso Deus por tudo o que Ele é, fez e ainda fará em nossas vidas.

E adorar? Está ainda muito mais distante da realidade da Palavra de Deus.

Adorar deveria ser, acima de tudo, um estilo de vida.
Uma pessoa que durante os louvores do culto canta junto, levanta as mãos, ou em casa, no carro ouve músicas de louvor e canta junto, pode até estar louvando, mas adorar... vai depender totalmente daquilo que ela faz dia-a-dia, instante a instante, diante das circunstâncias, das pessoas, da própria família.
Uma pessoa que tem uma vida que não é a reprodução de Cristo em seus pensamentos, ações, palavras, pode até louvar em alguns momentos da vida, mas não consegue adorar ao Senhor em espírito e em verdade.

Na próxima postagem vou detalhar o que é ser um adorador em sua essência, naquilo que a Palavra revela da "postura", do estilo de vida de um adorador.

Enquanto isso, te convido a uma reflexão: O que você é na realidade, um louvador ou um adorador?

Toque no Altar - Perto quero estar
http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=s6871xx3LBk



Nenhum comentário: