segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A areia movediça e o corrimão

Estes dias tive uma imagem na minha mente: uma pessoa presa numa areia movediça e um corrimão por sobre a sua cabeça.
Ela segurava o corrimão com as duas mãos e fazia o movimento com elas para percorrer este corrimão até chegar em lugar seguro.
Naquele instante Deus falou comigo que muitas pessoas se sentem presas em lugares, situações como se estivessem numa areia movediça. Todo e qualquer esforço que a pessoa faz para sair daquela situação ela se afunda cada vez mais.

Depois fui pesquisar um pouco sobre a areia movediça e eu descobri que a imagem que o cinema mostra da areia movediça como algo que traga a pessoa para o fundo, sendo engolida ou sem chances dela sair ao menos que alguém a resgate é totalmente falsa.
Na realidade a areia movediça é areia misturada com água. Areia liquefeita.
Duas coisas tornam a areia movediça perigosa: o desespero e a água.
O desespero porque quanto mais a pessoa se movimenta, mais ela se afunda.
A água porque se ela estiver na beira do mar e a maré subir antes que ela se desprenda, ela morre afogada.
O conselho é: manter a calma, mover os pés vagarosamente e tentar boiar.
Se segurar num galho ou numa pessoa para sair também é muito difícil, quase impossível que a pessoa saia pois, levantar um pé preso numa areia movediça equivale a força para levantar um carro de tamanho médio!

Mas de volta a visão que Deus me deu quero destacar algumas coisas.

Uma pessoa presa na areia movediça do vício da droga, por exemplo, não conseguirá sair sozinha dessa situação. Qualquer pessoa que trabalhe com pessoas que buscam a recuperação falam esta frase que parece até um jargão: sózinha a pessoa não consegue se livrar do vício.
Mas por outro lado, se apoiar em alguma pessoa ou em algum "galho", essa pessoa fará uma força tão absurda que acabará desistindo e morrerá sem conseguir sair desta prisão.
Existem pessoas que estão "limpas" a décadas, mas estão com a mente presa, pois todos os dias se lembra que "só por hoje" tentará não usar drogas, ou beber, ou fumar cigarro por que é um adicto e a adicção não tem cura.
Parece que não existe vida pós droga, a pessoa pára de usar, mas não pára de pensar e falar nela, pois não foi de fato, verdadeiramente liberto.

Em João 8:36 Jesus disse: Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres.

As pessoas buscam ajuda para sair da sua areia movediça, mas buscam soluções paliativas, que resolvem por um determinado momento.
Como é triste ouvir que uma pessoa teve uma recaída...
Isso acontece porque a libertação dela não foi através do Filho, o Filho de Deus, Jesus o Cristo.
Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida.
O Caminho que tira a pessoa do erro, leva para Verdade que liberta e a Vida Eterna e Abundante.
Alguma clínica, algum psicólogo ou qualquer tipo de tratamento para libertar a pessoa de qualquer tipo de vício, traz essa perspectiva de Vida?
Se alguém busca de coração a saída para alguma prisão na vida, busque através de Jesus, pois, somente por Ele e através Dele que a pessoa será livre, de fato.

O corrimão é a mão de Deus que está sobre as nossas vidas, basta apenas que a peguemos com toda força, sem soltá-la até chegar ao lugar seguro.
Jesus é o Deus Todo Poderoso, não importa quão fundo é o nosso poço, se a areia já está no pescoço, Ele pode nos livrar!

Um comentário:

Anônimo disse...

muito triste