quinta-feira, 16 de julho de 2020

VIVENDO SOB PRESSÃO


Há algum tempo, levei meus quatro netos mais novos, de idades entre 5 e 10 anos, à um restaurante local. Era uma saída especial com a vovó! Naquele dia ensolarado nos sentamos do lado de fora enquanto eles aproveitavam seus sorvetes. As brincadeiras e conversas logo se tornaram em piadas sobre flatulências, porque… bem, meninos! 

Com o intuito de gastar um pouco da energia acumulada, começamos a brincar numa grande calçada ali perto. As brincadeiras inventadas naturalmente se tornaram em competições. A área estava um pouco suja e um dos meus netos acabou tropeçando em uma caixa de suco que fora jogada no chão. Simultaneamente, meu outro neto passou correndo ao lado e acabou tendo os pés todos molhados pelo suco velho que explodiu para fora da caixa. Seguiram-se risadas desenfreadas. 

A pressão sempre empurra para fora o que tem dentro. 

Para nós, a pressão pode vir através de excesso de compromissos. Por vezes, são as desgastantes atividades rotineiras e relações familiares que parecem ser mais do que podemos suportar. A pressão acontece quando você quer fazer tudo. Para chegar ao trabalho a tempo com uma boa disposição. Para servir três refeições diárias! O cuidado para manter roupas, chão e banheiros limpos. Lidar com birras infantis ou a má disposição de adolescentes. Ou tentando ao máximo ser receptiva à intimidade com seu marido.

Quando a pressão chega, seja lá o que for que tiver dentro, explode, contaminando a todos ao nosso redor. O conteúdo do nossos corações é então exposto, e não é bonito. 

Agora, ao invés de nos afundarmos nas nossas culpas, vamos conversar sobre essa sujeira. Está para fora e todos conseguem ver, então o que você fará sobre isso agora? Pôr tudo de volta para dentro e esperar o próximo pico de pressão para então explodir tudo de novo? Ou vai você reconhecer o pecado, chamando-o pelo nome e pelo o que ele realmente é: orgulho, medo ou controle? Você vai permitir que a luz da Sua presença brilhe em seu coração escuro?

Esta é uma oportunidade. Você vai desperdiçá-la? Confesse o pecado que explode de você e vá adiante. Da próxima vez que a pressão vier você estará preparada. Nenhum suco velho e fedorento vai dominar seu coração!

Pai, minha vida está cheia de pressão. Por vezes, quando só mais uma coisa é adicionada ao meu já lotado dia, a explosão acontece e o resultado não é bonito. Eu confesso este pecado no meu coração e peço que me dê a coragem e a ousadia de permitir que Você guie meu coração com Teu amor. Eu sei que algumas das minhas pressões sou eu mesma quem causo então peço que me revele as áreas que posso aparar para que minha carga se torne mais leve. Dê-me coragem para escolher o significante acima do urgente, o eterno acima do efêmero. Me ajude a te respeitar, reconhecendo que esta é apenas mais uma oportunidade para decidir por Você.

Se você se mostra fraco no dia da angústia, é porque a sua força é pequena. 
Provérbios 24:10 

— Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. 
Mateus 11:28‭-‬30

Quanto à maneira antiga de viver, vocês foram instruídos a deixar de lado a velha natureza, que se corrompe segundo desejos enganosos, a se deixar renovar no espírito do entendimento de vocês, e a se revestir da nova natureza, criada segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
Efésios 4:22‭-‬24

Jesus respondeu:  — Em verdade, em verdade lhes digo que todo o que comete pecado é escravo do pecado.  O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, fica para sempre.  Se, pois, o Filho os libertar, vocês serão verdadeiramente livres.
João 8:34‭-‬36

Bem-aventurado é aquele que suporta com perseverança a provação. Porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. Ninguém, ao ser tentado, diga: “Sou tentado por Deus.” Porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. Não se enganem, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. Vocês sabem estas coisas, meus amados irmãos. Cada um esteja pronto para ouvir, mas seja tardio para falar e tardio para ficar irado. Porque a ira humana não produz a justiça de Deus. Portanto, deixando toda impureza e acúmulo de maldade, acolham com mansidão a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los. Sejam praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando a vocês mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se àquele que contempla o seu rosto natural num espelho; pois contempla a si mesmo, se retira e logo esquece como era a sua aparência. Mas aquele que atenta bem para a lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte que logo se esquece, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.
Tiago 1:12‭-‬25

Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhes digo que todo o que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, fica para sempre. Se, pois, o Filho os libertar, vocês serão verdadeiramente livres.
João 8:34‭-‬36

Nenhum comentário: